sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Política x Politicagem

Política x Politicagem

Política: ato de organizar a sociedade civil através de leis e outros artifícios, proporcionando desenvolvimento humano e social.

Politicagem: ato de manipular politicamente acontecimentos em favor próprio, ou em favor de um grupo político.


Muitos se perguntam a diferença entre política e politicagem, uns dizem que não gostam de política, outros se dizem políticos por exercerem cargos dentro do poder legislativo para os quais foram eleitos, mas na verdade são politiqueiros.

Politiqueiros são todos aqueles que fazem politicagem, ou seja, quando estão no poder, só favorecem seu grupo político. Não fazem questão de trazer políticas públicas, partidárias. Levantam questões pessoais contra outros políticos fazem críticas a projetos que realmente são sérios e atendem a população.

É o caso de alguns membros do poder legislativo de João Monlevade, esses vereadores que se dizem oposição, fazem na verdade politicagem, e não política. Ficam a todo momento atacando sem argumentos sérios a atual administração, entretanto não se lembram que dois deles foram secretários nas gestões 2001/2004 e 2005/2008 e na oportunidade não contribuíram muito para o município. Em nossa cidade há pessoas que se dizem políticos, mas no fundo são politiqueiros, usam de meios da comunicação como palanques. Políticos que, através de meras concessões em rádios, fazem uso de auto-falantes, microfones e jornais.
Na edição passada deste jornal notamos um exemplo claro, que foi o de um vereador que humilhou uma dona de casa de 41 anos, que precisava de uma cesta básica e ajuda para pagar a conta de energia.

Outro fato que demonstra a falta de interesse destas pessoas é que a antiga administração faliu o Departamento de Água e Esgotos (DAE) gastou indevidamente o dinheiro público com a construção do hospital “ Santa Madalena”, verbas que digam-se de passagem vieram do governo do Estado, e não por favor de Deputado, e sim uma obrigação política com o município, que ajudou a elege-lo.

Outro exemplo claro deste assunto é o escândalo dos cds, na gestão 2005/2008, com denúncias de corrupção por parte dos próprios secretários. Entretanto existem ainda membros da imprensa monlevadense que insistem em tapar o sol com a peneira, como é o caso de emissoras de rádio local, e alguns jornais que não respeitam a ética, tornado-se sensacionalistas, fazendo reportagens tendenciosas, de cunho político contra a atual administração.

Por outro lado política de verdade é o que tem feito o Prefeito Gustavo Prandini fazendo realmente políticas públicas que atendem de fato a população, como o projeto “Bebê a Bordo”, “Tarifa Popular” e a revitalização das praças.

É vergonhoso quando membros da imprensa “Marrom” tentam denegrir a imagem daqueles que trazem benefícios a população, e defendem deputados e ex-prefeitos que fizeram muito pouco pela cidade.

Vivenciamos a política no nosso dia-a-dia, e precisamos conscientizar os jovens da importância deles no cenário político. Vale a pena refletirmos em quem iremos votar nas próximas eleições para Governador, Senadores, Deputados Estaduais e Federais. Devemos votar com consciência para que velhas “raposas politiqueiras”, não tomem conta do município.


Agradeço a todos, e até o próximo artigo.




Breno Fraga
Colunista, radialista e jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário