sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Protestos são legítimos, mas não podem atrapalhar direito de ir e vir, diz Arruda

Governador enviou ofício com orientações à Secretaria de Segurança.

Na quarta, manifestação foi contida com balas de borracha e cavalaria.


Arruda vem sendo alvo de várias manifestações em Brasília nos últimos dias, devido ao inquérito do Superior Tribunal de Justiça que aponta o governador como o comandante de um esquema de distribuição de propina a deputados distritais e aliados. O escândalo do mensalão do DEM de Brasília começou no dia 27 de novembro, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Caixa de Pandora.
saiba mais

Um dia após deixar o DEM, Arruda não participa de compromissos públicos 'Corrida da Cerveja' terá mais de 300 participantes neste domingo em Brasília DEM abre processo contra presidente licenciado da Câmara do DF Passadeira encontra envelope com R$ 4,5 mil e entrega tudo à polícia

--------------------------------------------------------------------------------

No documento enviado ao secretário, Arruda diz que o governo reconhece a legitimidade das manifestações populares, mas ressalta que o “direito dos manifestantes termina onde começa o direito dos cidadãos de ir e vir”.
Na quarta-feira (9), cerca de 1.500 manifestantes protestaram contra Arruda na frente do palácio do governo. Eles foram contidos pela Polícia Militar ao obstruir uma das principais vias de Brasília. A polícia usou balas de borracha, spray de pimenta e cassetetes. Segundo o coronel Silva Filho, preciso usar a força porque os manifestantes obstruiram a via e queriam ocupar a rodoviária.
No dia 9, em frente ao Palácio do Buriti, manifestantes entraram em conflito com a polícia e interditaram parte do Eixo Monumental, uma das principais vias da capital Foto: Roosewelt Pinheiro/ABr
No ofício, o governador disse que as forças policiais devem dar segurança para que os protestos ocorram de forma pacífica, sem danos a instituições. “É fundamental preservar a integridade das pessoas, os direitos do cidadão e o livre direito de manifestação, na defesa da segurança da cidade e dos cidadãos e na preservação das instituições”, diz Arruda no ofício.
Veja a íntegra do documento:
Senhor Secretário,
Dirijo-me a V. Ex. no intuito de ratificar a orientação deste Governo em reconhecer a legitimidade das manifestações populares democráticas no âmbito do Distrito Federal
Deve-se ter claro que o direito dos manifestantes termina onde começa o direito dos cidadãos de ir e vir e as forças policiais devem dar segurança às manifestações ordeiras e pacificas.
É fundamental preservar a integridade das pessoas, os direitos dos cidadãos e o livre direito de manifestação, na defesa da segurança da cidade e dos cidadãos e na preservação das instituições.
Atenciosamente,


JOSÉ ROBERTO ARRUDA

Governador do Distrito Federal



Ao Senhor

VALMIR LEMOS DE OLIVEIRA

Secretário de Estado de Segurança Pública

Brasília / DF 

fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário